Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Caros Alunos e Amigos trago-lhes este desafio do SEBRAE para vossa avaliação e possivel participação.

Desafio sebrae

O que é
O jogo de empresas Desafio Sebrae é uma competição nacional, de caráter educacional, promovida pelo Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - em parceria com a Coppe/UFRJ.

O jogo utiliza um software exclusivo e a competição tem como objetivo repassar os conhecimentos da área de negócios para todos participantes, independentemente do curso de graduação que estejam fazendo.

Objetivo do programa
- Estimular o espírito empreendedor e disseminar a cultura empreendedora em estudantes universitários de todo o País;
- Desenvolver a capacitação gerencial em pequenos e médios negócios;
- Possibilitar aos participantes experiências simuladas na gerência de uma empresa;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
- Difundir conceitos sobre ética, associativismo e competitividade;
- Desenvolver a capacidade de compreensão sobre o papel da cooperação e da parceria comercial e social entre os países da América Latina.

Público Alvo

Estudantes de cursos de graduação presenciais e à distância, incluindo também os cursos seqüenciais e tecnólogos, em instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC - Ministério da Educação.

Vantagens

A participação no jogo proporciona o desenvolvimento de competências gerenciais, do espiríto de equipe, a ampliação da rede de relacionamentos, entre outros benefícios.

Como funciona o jogo
- As equipes se inscrevem no site http://www.desafio.sebrae.com.br/;
- Realiza o pagamento da taxa de inscrição por equipe;
- Pelo site as equipes irão realizar o download do jogo;
- Durante o jogo, as equipes deverão ficar atentas com relação aos prazos das atividades e novos downloads de informações;
- A dinâmica do jogo é composta por rodadas de decisões. Os aspirantes a empresários se reúnem, discutem o problema e elaboram soluções, que são enviadas pelo software.

Informações importantes
- Podem participar alunos que estejam, na data de inscrição, com a matricula ativa;
- As equipes devem ter no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) estudantes;
- Podem participar em uma mesma equipe alunos de diferentes Instituições, desde que estas sejam do mesmo estado;
- É necessário que a Instituição de Ensino superior seja reconhecida ou cadastrada no MEC.

Como Participar do Desafio Sebrae
As inscrições são realizadas no site do Desafio Sebrae: http://www.desafio.sebrae.com.br/

Premiação do Desafio Sebrae
As equipes vencedoras da final estadual receberão um troféu e a participação gratuita em um curso do Sebrae por eles escolhido, já os vencedores da semifinal nacional receberão um computador do tipo notebook e a equipe que vencer a final nacional será premiada com uma viagem internacional.

O Desafio é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que os competidores jogam via internet e as outras duas são presenciais, quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado regime de imersão.

Durante a realização das etapas, a competição se torna cada vez mais difícil e apenas os grupos que conseguirem os melhores resultados estarão aptos para prosseguir na disputa. Quando chega o momento em que se torna necessária a presença dos jogadores, apenas as melhores equipes do Desafio Sebrae estarão competindo.

Etapas
Durante a realização das etapas, a competição se torna cada vez mais difícil...
Quando chegar o momento em que se torne necessária a presença dos jogadores, apenas as melhores equipes do Desafio Sebrae estarão competindo. É necessário que a Instituição de Ensino superior seja reconhecida ou cadastrada no MEC e podem participar em um mesmo grupo alunos de diferentes Instituições, desde que estas sejam de um mesmo estado.
Na disputa, os jogadores reúnem-se em equipes com 3 a 5 componentes e elas ficam responsáveis por gerenciar virtualmente uma empresa. Para participar e ter acesso ao material do jogo é necessário pagar uma taxa de R$ 30,00 por equipe. As equipes são divididas em chaves, onde são simuladas situações semelhantes às que os empresários enfrentam no dia a dia.
O Desafio é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que os competidores jogam via internet e as outras duas são presenciais, quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado regime de imersão.
Durante a realização das etapas, a competição se torna cada vez mais difícil e apenas os grupos que conseguirem os melhores resultados estarão aptos para prosseguir na disputa. Quando chega o momento em que se torna necessária a presença dos jogadores, apenas as melhores equipes do Desafio Sebrae estarão competindo.
Em alguns meses de envolvimento, o participante tem a possibilidade de testar sua capacidade de tomada de decisões, de trabalhar em equipe, de buscar soluções, tendo também a oportunidade de enriquecer seu espírito empreendedor.

Bom Desempenho
Minas Gerais tem um histórico de boas classificações no Desafio Sebrae. Em 2002, uma equipe mineira foi campeã nacional do jogo. Nas demais edições, o Estado sempre foi representado na semifinal da competição.
Em 2005, três equipes mineiras, duas de Belo Horizonte e uma de Patos de Minas, jogaram a semifinal, realizada em novembro, no Rio de Janeiro. Os estudantes se classificaram entre os 6.700 jovens inscritos em Minas Gerais em 2005. Em 2006 Minas Gerais foi novamente para a final, mas a equipe vencedora foi o estado do Maranhão. Em 2007, a equipe vencedora foi do estado do Espírito Santo.

Queridos Alunos e Amigos Fiquem com Deus

Ms Rudy

Nenhum comentário:

Postar um comentário